PERIODONTIA

Essa especialidade trata os problemas de gengiva, tecido ósseo de suporte dos dentes e ligamento periodontal, que liga os dentes ao osso. Os problemas mais comuns são a gengivite, doenças periodontais, perdas ósseas pontuais ou generalizadas, sorriso gengival e problemas de estética gengival na análise do sorriso.

Os principais procedimentos dessa especialidade são enxertos gengivais para o recobrimento de raízes expostas, plásticas gengivais para melhorar o contorno e tamanho das coroas dos dentes que compõe o sorriso, aumento de coroa clínica e controles regulares da placa bacteriana em pacientes predisponentes a doenças periodontais, que se não tratadas, levam à perda dos dentes acometidos.

Gengivoplastia:
A gengivoplastia tornou-se um procedimento muito desejado por pacientes que admiram um belo sorriso. Com a valorização da beleza, as pessoas querem cada vez mais um sorriso harmonioso, e sabemos que ele é composto pela estética vermelha (gengivas) e estética branca (dentes). Para conquistarmos, eles devem estar em equilíbrio e harmonia. Isso significa que o tamanho dos dentes e das gengivas precisam ser proporcionais. Quando percebemos dentes pequenos ou excesso de gengiva em algum dente ou região, podemos verificar a possibilidade de indicar esse procedimento, que é a remoção do excesso gengival, de maneira que conseguimos aumentar o tamanho do dente e melhorar o seu formato. Os dentes pequenos podem ser remetidos a um sorriso infantil, e isso não nos agrada na fase adulta.
Importante ressaltar que é o profissional que consegue mensurar através de radiografias e medições clínicas o quanto de gengiva poderá ser removida e o quanto o dente poderá será aumentado ou recontornado.
Há casos de grande exposição gengival, os chamados sorrisos gengivais, que necessitam de terapia com Toxina Botulínica também, além da gengivolpastia, intervindo na musculatura perioral para a diminuição a exposição gengival na hora de sorrir.